domingo, 2 de março de 2008

PONTA DE ESTOQUE

.....Era a última parcela.
.....- Cara, não posso gastar um centavo, pelo amor de Deus. Preciso que você me ajude. Não me deixe comprar nada, por favor.
.....- Eu também não posso! A gente se ajuda!

.....Três vitrines e a empolgação da resistência. Putaqueopariu, o que é aquilo? Observo a blusa roxa, com uma calça cargo e ambas devidamente acompanhadas de uma pequena e reluzente placa piscando ‘liquidação’. Amiga que é amiga ajuda nessas horas: ela me puxa pelo braço, me arrastando pelos corredores, tentando mudar de assunto:
.....- Você sabe com quem fulano (nem presto atenção ao nome) está tendo um caso?
.....- É minha cor preferida.
.....- Menina, já tá todo mundo sabendo!
.....- Bicho, tá barato pra car...
.....- Pára! Nada disso.
.....Outra vitrine. Uma bota marrom e o mesmo pequeno letreiro reluzente, mas de tão atordoada pelo tom daquele roxo, não percebo que ela também foi fisgada. Constrangida, me pára no meio do corredor e pergunta:
.....- O que você achou daquela bota? Pode ser sincera.
.....- A roxa?
.....- Não! A marrom.
.....- Só se você voltar comigo lá na outra loja.
.....- Tá bom!

.....Entramos na loja de calçados e observo ela se transformar em uma onça faminta. O vendedor volta caminhando cauteloso, escondido atrás de uma pilha de caixas. Ela prova todas, leva três. Sem um pingo de racionalidade. Depois, o olhar saciado, o sorriso encantado pela satisfação de ser endividar para mais três ou quatro meses.
.....Meu rosto denuncia minha total impaciência. Chega e me doer o estômago.
.....- Pronto? Vamos lá agora?
.....Atravesso a loja e me espremo entre as outras insanas por liquidação, que se matam por blusas e calças de todas as cores. Dou três ou quatro cotoveladas e peço a tal blusa roxa. A vendedora, cara de revista Vogue, me olha e diz que só tem tamanho médio. Eu minto, é claro:
.....- Ah! Dá!
.....Ela se contorce, fazendo cara de espanto e vai buscar. Experimento. Se a blusa tivesse som, ela berraria para os quatro cantos do shopping que alguém a salvasse. Não cabe. Me senti uma heroína romântica protegida por um lindo espartilho púrpura.
.....- Está um pouco justa – sussurro quase sem fôlego – mas vou levar.
.....A capa da Vogue arregala os olhos esperando uma explicação.
.....- Estou em um regime radical. Daqui uma semana ela vai estar perfeita.

.....E outra: se trata de uma blusa de modelo básico, que serve para qualquer estação. Se não der tempo de usar nesse inverno, certamente usarei nos próximos. Isso é um consolo, por isso aproveito para levar um jeans.
.....A manequim ambulante me incentiva:
.....- É queima de estoque!
.....Escolho um modelo tradicional e separo. Minha fiel escudeira me apressa, pois temos outras lojas para visitar. Quando estou indo em direção ao caixa vejo uma jaqueta preta, meu modelo preferido. Estendo a mão para alcançá-la e quase sou espancada.
.....- Já é minha! Grita uma moça alta com cara de poucas amigas. Até porque nessas horas mulher nenhuma é amiga.
.....- Mas você vai levar? Insisto eu, como se não me bastasse o que já tinha comprado - Pela cara notei que sim.
.....Saí da loja repleta e completamente realizada. Meu rosto exultante, iluminado. Vamos tomar sorvete. Ela com suas botas e eu com minha combinação de roupas em remarcação.
.....Conheço tanta gente que só se veste em liquidação, poxa. Isso é normal. Minha prima faz questão de sempre inverter as compras. Aproveita as promoções de verão para comprar casacos maravilhosos e sempre deu certo. Tudo bem que ela ganha bem mais que eu, mas também não tem autocontrole. É da raça.
.....Sei que sentirei remorso assim que chegar em casa, quase sempre compro roupas que nem me servem só para aproveitar os preços. Além disso, meu regime já dura quase três desgraçados anos, sem sucesso.
.....Febre de liquidação é a pior de todas. Deixa qualquer pneumonia no chinelo. Alucinações, Inconsciência. Tem até recaída. Sei que segundos depois sempre juro que vou ficar sem gastar por todo o semestre, mas uma semana depois estou lá de novo.
.....Enquanto a ponta é do estoque, a loucura é completa.



Samantha Abreu
foto de Ellen von Unweth

15 comentários:

Lucas Cabaña disse...

Mulheres, descontroles, impulsos... Quem não fica atordoado com vitrines reluzentes?!
Vamos às compras? Que tal um café depois...

Mary disse...

Muito show o blog!
Posso linkar, né?

Bjinhos.

Jana disse...

sabe o que eu faço? ando sem dinheiro, cartão de crédito e cheque kkkkkkkkkkk

beijos

Paulo Bono disse...

putaquepariu. não consigo entender esse descontrole de vocês diante de uma vitrine.
abraço

André Gonçalves disse...

boa sorte na csa nova.

Christiane disse...

Acabo de conhecer o blog e adorei a idéia. Beijo.
http://espartilho.wordpress.com

Will disse...

HEheheheh...um amigo indicou....


Adoro indicações, sempre acabou conhecendos belos textos.

Adorei a forma que escreve, dá vivacidade ao texto, você faz-me parecer que os fatos estão ocorrendo ao vivo na telinha da minha imaginação. Cores, formas e personagens estão vivos!!!


Parabêns
visitarei mais vezes

Fernando disse...

CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Cara, ainda me diverti mais com este texto ao anterior. Suas crônicas do teu dia-dia são muito pontuais nas observações, Samantha! Muito boas mesmo!

Tá, vá lá que sou suspeito, porque vestuário é meu vício. E quando chega nessa época de liquidação, puta que pariu, evito passar na frente das lojas.

Hoje mesmo, estava eu no shoppinh sabendo que a Crawford estava com sessenta, eu disse sessenta por cento de desconto. Não passei por lá, foi duro, mas consegui! "Eu só vim aqui comprar o ingresso do show da Maria Rita pra ir com minha mulher", eu repetia pra mim. Quando entrei no carro, fiquei feliz e falava "Estou limpo! Estou limpo!". Mas depois deu uma depressão... Não aguentei a abstinência: comprei um tênis que eu tanto queria à noite. Mais quatro meses endividado até o talo...

Ótimo texto! Boas sacadas! Perfeitas observações! Um primor! Hehehe.

Beijocas

leandro disse...

SUPER LEGA MAS POW FALA SÉRIO!!
ATÉ

Rackel disse...

Queria saber q regime é esse que permite tomar sorvete! rsrsrs

Poxa... eu trab no comércio perto do natal (e em outras ocasioes tb), mas não me lembro dessas senhoras compulsivas entrando na loja, sabia?! Seria ótimo pras minhas comissões ter esse tipo de cliente.

Aff
rs

bons ventos.
bj

Jéssica Pastoriza disse...

Ótimos textos que deixam vontade de ler mais e mais, gostei muito do estilo e a blogueira é linda!

I LOVE YOU disse...

走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,080苗栗人聊天室,免費a片,視訊美女,視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,聊天室

日月神教-任我行 disse...

成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,080苗栗人聊天室,免費a片,視訊美女,視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,情色論壇,性感影片,正妹,走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,a片

日月神教-向左使 disse...

走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,080苗栗人聊天室,免費a片,視訊美女,視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,聊天室

somebody disse...

酒店經紀人,菲梵酒店經紀,酒店經紀,禮服酒店上班,酒店小姐,便服酒店經紀,酒店打工,酒店寒假打工,酒店經紀,酒店經紀,專業酒店經紀,合法酒店經紀,酒店暑假打工,酒店兼職,便服酒店工作,酒店打工經紀,制服酒店經紀,專業酒店經紀,合法酒店經紀,酒店暑假打工,酒店兼職,便服酒店工作,酒店打工,酒店經紀,制服酒店經紀,酒店經紀
,